segunda-feira, 31 de maio de 2010

NOVO PROJETO DA SABESP


Aproveitamento de água pluvial, ventilação natural, energia solar e utilização de materiais de menor impacto no meio ambiente permeiam o novo projeto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em São Paulo. A nova estrutura irá abrigar o showroom da empresa. A busca por um projeto que melhor atendesse aos conceitos de sustentabilidade que a empresa procura refletir, ficou sob o comando dos arquitetos Billy e Daniella Scatena, sócios do escritório Billy Scatena Arquitetura.
A captação das águas da chuva é feita por pequenas calhas na base das "grandes calhas" em "S",a água será armazenada em uma cisterna subterrânea, sendo reutilizada em bacias sanitárias e em atividades como lavagem de pisos e irrigação de plantas. Além da coleta de água, as calhas estruturam parte da ventilação do prédio. Sobre a laje, aberturas facilitam a entrada de luz natural e ventilação por meio de venezianas controladas automaticamente.A ventilação também ocorre por meio dos vãos que ficam entre as duas peças do edifício e acompanham quase toda sua longitude. "O próprio espelho d'água já refrigera o ar quente que entra por esses vãos. Lá dentro, com circulação cruzada, o ar esquenta, sobe e sai pela veneziana. Há uma ventilação constante e, assim, utiliza-se o mínimo possível de ar-condicionado", explica Billy.
Os conceitos de sustentabilidade marcam presença desde a execução da obra - segundo o arquiteto, serão utilizados materiais como cimento CPIII (fabricado em resíduos, conservando as propriedades do convencional) e madeira certificada, preocupações que podem render certificado ambiental à construção. Além disso, os elementos sustentáveis aplicados ao projeto demandam baixa manutenção.


Fonte: Revista AU

Nenhum comentário:

Postar um comentário